segunda-feira, 2 de abril de 2012

Farinha de Berinjela

         Tatiane Souza
Nutricionista
CRN3: 34290

          Muito se tem dito sobre a utilização da farinha de berinjela como auxiliadora na manutenção e redução do peso, para ajudar você a esclarecer as duvidas seguem algumas informações:

       A berinjela contém uma vitamina que se chama  niacina, ela atua nas reações bioquímicas responsáveis pelos processos metabólicos de emagrecimento que ajudam o corpo perder gorduras. Além disso a farinha é um excelente inibidor de apetite natural, e ainda ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL . A farinha da berinjela também tem ações diuréticas e auxilia no tratamento de artrite e reumatismo. Por suas características nutricionais, a farinha de berinjela desponta como um ingrediente alimentar altamente desejável para enriquecer outros alimentos (PEREZ, 2002), livre de calorias excessivas e colesterol, seu emprego comercial vem aumentando continuamente. O alto teor de fibra permite que a farinha de berinjela possa ser utilizada na elaboração de produtos de panificação (biscoitos e pães) e massas alimentícias, ampliando a oferta de produtos com alto teor de fibra, tanto para os consumidores sadios, quanto para aqueles que apresentam algumas patologias - constipação intestinal, alto nível de colesterol, obesidade, entre outras (PEREZ, 2007).
                       Pode ser misturada a cados, sopas, sucos, vitaminas e iogurtes. Para obter os resultados desjados a farinha da berinjela deve ser associada a uma dieta com baixas calorias , favorecendo assim a queima da gordura corporal, principalmente na área abdominal. A farinha da berinjela também diminui o risco do aparecimento da diabete tipo 2.       

            A farinha de berinjela pode ser encontrada pronta para o consumo em lojas de produtos organicos/naturais, ou ser produzida por você mesmo em casa, aqui segue a receita.

Farinha de berinjela

Ingredientes: 1 kg de berinjela
Modo de Preparo :
Corte a berinjela em fatias finas (com casca), coloque-as em uma forma. Depois, leve ao forno a uma temperatura de 200º C por cerca de 2h15 ou até que o legume fique crocante e ressecado.
Em seguida retire do forno e triture a berinjela desidratada no liquidificador ou no processador, até virar pó.
O resultado deve ficar com aparência parecida da farinha de mandioca.

A receita acima rende: 100 g.
Armazenamento: guarde a farinha em um pote limpo, seco e bem vedado, em local arejado e longe da luz. A farinha de berinjela ainda pode ser guardada na geladeira se desejar.



Referencia Bibliografica:
PEREZ, P. M. P. Elaboração de biscoito tipo salgado, com alto teor de fibra alimentar, utilizando farinha de berinjela (Solanum melongena, L.). 2002. 157-186 p. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Curso de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002. 
PEREZ, P. M. P.; GERMANI, R. Elaboração de biscoitos tipo salgado, com alto teor de fibra alimentar, utilizando farinha de
berinjela (Solanum melongena, L.). Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 27, p. 186-192, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário